terça-feira, 29 de julho de 2008
Atividade - Unidade 4
O entendimento de que o caminho entre as TIC e a sala de aula, entretanto, pressupõe a familiarização do docente com as mesmas e que para isso muitas vezes ele vai fazer isso pelo método tentativa x acerto x erro me parece muito claro dentro da pesquisa-ação neste trabalho. Está instrinsicamente ligado a construção do conhecimento, e aqui estamos falando de educação, o que sugere quebra de paradigmas, práticas centradas em um saber previamente constituído e que vem sendo determinado como único durante décadas. O professos que usa o mesmo livro a vida toda, que já está amarelado e ainda assim insiste em não mudar, tudo isso é obstáculo para a implementação desta nova prática, porém é irreversível no mundo contemporâneo aderir ás TIC.Trabalhar com e dentro desse movimento não é fácil. Todos estavam acostumados a trabalhar com estruturas rígidas, com programas fechados que delineiam, a priori, ou pretendem delinear, tudo o que está por vir. Supostamente esta é uma forma tranqüila e segura de trabalhar, mas que está pautada em princípios de estabilidade e previsibilidade que não condizem com a complexidade, nem com o pensamento educacional da contemporaneidade. Por isso a crítica a esses princípios e o desejo de transforma-los. Quer-se desconstruir o modelo que coloca os conflitos, as contradições e a diversidade debaixo do tapete da suposta tranqüilidade. (BONILLA; PICANÇO, 2005, p. 78)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário